domingo, 5 de agosto de 2012

42 - Tomate seco ao sol


Esta eu vou transcrever tal como encontrei na net:

Gente querida e amiga. Às vezes tenho tantas coisas para falar aqui mas o tempo é curto pra mim. Hoje cumpro o prometido e falo do meu mais novo projeto: desidratar alimentos ao sol. Ainda não sei se vai dar certo mas quando cismo com uma coisa, não descando enquanto não dou um jeito de fazer.
 
Tomate seco

Gosto muito de tomate seco e como já postei costumo fazer no micro-ondas pois gasto um tempo menor e no meu caso tempo é importante demais. Outro dia recebo um comentário de uma fofa chamada Mônica e passseando no blog dela estava lá uma desidratadora de alimentos ao sol. Fiquei maravilhada e fui pesquisar sobre a geringonça. Não é que tinha um modelo fácil de fazer. Comprei o material e chamei o marido para mãos a obra.
 
Tabuleiro secador de tomate

 Secador de isopor

Gente esses modelos são para desidratar alimentos o sol. Imagine vocês com o sol que temos durante o  ano aqui no Brasil. E nessas geringonças podemos desidratar tomates, legumes e até frutas. Um Show! Marido chegou do trabalho e ficou até mais de meia noite fazendo a caixa e eu ali do lado, dando palpites e apoio. Optamos por fazer uma de isopor pois é apenas uma experiência.
 
 O papel alumínio ajudar a concentrar o calor.

Veja o detalhe da tela (rede mosquiteira) para entrada e saida ar.

Arrumei o tomate e depois de pulverizar uma mistura (meio a meio) de açúcar e sal coloquei a caixa no sol, coberta por um vidro de 4mm.

Caixa com a cobertura de vidro

Estava feliz no sábado imaginando como iriam ficar deliciosos depois de prontos, quando observei no céu uma nuvem preta. Tiver que correr com tudo pra dentro. A minha festa acabou e terminei de fazer os tomates no micro-ondas mesmo. E continua chovendo muito por aqui. Poxa porque só descobrir essa coisa maravilhosa que é a desidratodora de alimentos depois que acabou o verão? Mas não desisto, estou esperando o sol pra começar tudo de novo.

Aos queridos e queridas que passam por aqui deixo o meu abraço carinhoso.

2 comentários:

  1. NOSSAAA . . . MUITO LEGALLLL SE FUNCIONAR HEIM ?? OARABENS PELA IDEIA !! GENIAL !

    ResponderEliminar
  2. Meus parabéns pela brilhante iniciativa. Possuo um desidratador industrial e tenho um certo know how no assunto e vou te dar uma dica: o papel alumínio deve ser colocado no fundo da caixa e não diretamente sobre a grelha, pois isso vai atrapalhar a circulação do ar, além disso não se deve colocar muito tomate pelo mesmo motivo (obstrui a passagem do ar).

    ResponderEliminar