segunda-feira, 16 de julho de 2012

40 - Captação de água

Nas minhas leituras deparei ontem com um artigo que me chamou à atenção,  
 
 
Este artigo foi publicado num blog que tem o nome de Um outro Moçambique é possível.
 
O artigo lembrou-me que eu tinha lido, uns dias antes, uma reportagem sobre um cidadão Indiano, de nome Rajendra Singh, que tem estado a usar métodos tradicionais para recuperar cursos de água que estavam secos há vários anos. Alguns até já estavam secos há décadas. As populações rurais passaram a ter água e novas possibilidades de plantaçãos e criação de gado.
   
  
Rajendra fez renascer a técnica tradicional de construir johads. Johads são represas pequenas e simples de contruir. Estas represas têm duas funções. Uma, a de reter as águas das chuvas permitindo que a água penetre no solo e recarregue os lençóis de água. Assim os poços de água podem funcionar melhor. A outra função é a de proporcionar água para o gado e para a rega. Os animais e plantas selvagens da região também beneficiaram e a natureza recuperou.
  
 
Fui fazer uma busca na net usando a palavra johad e as palavras equivalentes em Inglês, earthen check dams. Descobri alguns dos muitos documentos disponíveis sobre este tema e que podem ser descarregados destes sites:

Os documentos que encontrei são em Inglês, mas acho que deve haver muita informação noutras línguas. Quando eu encontrar eu publico aqui.
 
Mas se alguém procurar e encontrar, agradecia que me informassem.
 



Sem comentários:

Enviar um comentário