terça-feira, 5 de junho de 2012

51 – Uma mochila capulana


A capulana. Uma peça de vestuário que tem muitas utilidades. É de muitas cores e dá sempre com todas as outras cores. E é linda, a capulana.

Hoje vamos usar a capulana para fazer uma mochila que tanto pode ser usada por crianças, por jovens, por adultos e até por gente de mais idade. Porque não?

Esta mochila pode ser feita por pessoas com um pouco de jeito para a costura. Podem ser vendidas nas feiras ou nas lojas. É muito simples de fazer e usa muito pouco material.
  
   
Corta-se um rectângulo de capulana com uns 80cm por 30cm. Pode-se acompanhar o desenho do tecido da capulana conforme acharmos mais bonito. Este tecido vai servir para fazer o saco da mochila.
  
     
Cortam-se dois pequenos retalhos, do mesmo tecido, ou de tecido diferente, com uns 12cm por 8cm. Com estes retalhos vamos fazer umas presilhas para as alças da mochila.
 
  
E cortam-se dois pedaços de cordão ou de corda fina e macia com uns 150cm de comprimento. Com estes cordões vamos fazer as alças da mochila.
  
  
Pronto. É tudo o que é preciso. Podemos começar a coser as peças todas umas às outras.

Começamos pelas presilhas. Estas vão ser feitas um pouco mais estreitas no meio e um pouco mais largas nas pontas. Assim o cordão vai ficar mais bem seguro e as presilhas vão ficar mais bem presas ao saco da mochila.
     
    
   
Depois de cosermos como mostram as linhas do alinhavado em branco, viramos as presilhas para que as costuras fiquem para dentro.

Dobramos o tecido do saco pelo meio virado do avesso e prendemos as presilhas aos cantos do fundo do saco.
  
 
  
Cosemos ao longo dos lados do saco da mochila até chegarmos a um ponto antes da boca do saco. Precisamos deixar tecido para podermos dobrar para fazer as baínhas por onde vai passar o cordão.
  
  
Assim podemos fazer as baínhas e deixá-las rematadas sem grandes complicações. Depois de feitas as bainhas estas devem ficar assim:
  
  
E o saco da mochila está pronto!
  
  
Podemos virá-la do lado direito e enfiar os cordões que vão fazer de alças.

Como mostra a figura as alças passam pelas duas baínhas mas são enfiadas uma de cada lado.
   
  
Depois de enfiadas, as alças devem ficar assim:
   
  
Amaramos as alças às presilhas com um nó simples. Assim podemos substituir as alças, ou tirá-las para lavar quando ficarem sujas ou mesmo quando queremos lavar a mochila. Sem as alças é mais fácil lavar, secar e até passar (para quem ache que a mochila não deve estar amarrotada, tal como a saia da Eliza Gomarasaia).
 
  
E no fim temos a nossa mochila capulana.
  
  
Não ficou linda?
 
Podemos fazer as mochilas de vários tamanhos. Umas mais pequenas para crianças, assim elas levam as suas coisinhas para a praia, outras maiores para jovens e adultos.
 
Toca a fazer umas para usar, para dar como presentes ou até para vender!
  

1 comentário: