Vejamos como é que as cadeias de valor funcionam.
Uma cadeia de valor depende da procura. É baseada na procura a cada nível da cadeia. A procura é
baseada no desejo das pessoas comprarem um determinado produto a um determinado preço. Podemos ter um bom
produto mas pode ser muito caro ou ninguém querer comprar porque não tem
necessidade dele. Ou porque já há muitos
vendedores a vender produtos
semelhantes ou iguais. Ou pode não ser a época
certa do ano para esse tipo de produto. Todos estes são fatores
que influenciam a procura.
Vamos explorer um pouco mais uma cadeia
de valores do amendoim que já descrevemos:
- um agricultor planta amendoim e vende para alimento
- uma pessoa compra algum amendoim e fabrica óleo para cozinhar
- e essa ou outra pessoa vende o óleo a compradores locais
- outra pessoa vende óleo no mercado da cidade
- uma pessoa anda de casa em casa a colectar cinzas das fogueiras
- essa ou outra pessoa compra oleo e cinzas e fabrica e vende sabão
- uma outra pessoa compra desse sabão e lava roupa para fora
Amendoim com boa qualidade para cozinhar
poderá ser vendido a um determinado preço
e o agricultor poderá vender uma determinada quantidade de amendoim por dia. Mas para a outra pessoa comprar amendoim para fabricar óleo para cozinhar e vender esse óleo a
um preço aceitável, o preço deste amendoim poderá ter de ser diferente. A qualidade deste amendoim para óleo pode
ser diferente da qualidade do amendoim para cozinhar. E esta qualidade diferente define um preço diferente.
O agricultor poderá vender amendoim de qualidade diferente a compradores diferentes. E o mesmo se
poderá dizer do fabricante de óleo de
cozinhar ou o fabricante de sabão.
As actividades
de uma cadeia de valores incluem a produção,
a tranformação (manufatura) e marketing
(promoção, compra e venda). No nosso caso vamo-nos concentrar na compra e venda do amendoim como fontes de receita para o agricultor, para o produtor. Sabemos que este
agricultor produz bom amendoim.
Falaremos da transformação (manufatura de produtos) e de marketing (promoção,
compra e venda) noutra altura. Também noutra altura falaremos sobre o fabrico de sabão com óleo e cinzas.
Nas grandes
cidades poderá haver uma grande
procura de amendoim, mas nas comunidades
pequenas a procura será pouca e o produtor terá de plantar pouco amendoim
ou encontrar compradores de outras comunidades para poder vender a sua produção
toda. Encontrar compradores necessita que se conheçam pessoas nesse ramo. E de todas que conhecemos nem todas
serão bons compradores.
Uma actividade importante para o comprador
é encontrar e manter bons compradores que sejam fiáveis. Compradores de outras comunidades são menos fiáveis. Podem mais facilmente encontrar outros produtores
noutras comunidades e de um momento para o outro deixarem de comprar ao nosso
agricultor. É muito importante ter
uma boa procura local para o que
produzimos.
Numa pequena
comunidade um produtor poderá plantar amendoim mas deverá também plantar
outros produtos agrícolas porque a procura
local é limitada. Mas isto pode ser uma
coisa boa. Neste caso o agricultor irá plantar amendoim, batata, milho, e
outras coisas, e com todos estes
produtos fornecer, de um modo regular, a toda a comunidade.
Nas comunidades mais pequenas um produtor não
poderá ter lucro apenas com um tipo de plantação. Um agricultor terá
necessidade de ser bom em muitas
plantações.
Precisamos de cadeias de valor que sejam fiáveis. Precisamos de uma procura para a nossa produção e
precisamos de conhecer o mercado
para os nossos produtos. Precisamos também de criar associações com outros produtores
ou com compradores que nos possam
ajudar e de quem possamos depender.
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