domingo, 24 de junho de 2012

64 – Cadeias de valor – como funcionam


Vejamos como é que as cadeias de valor funcionam.
  
Uma cadeia de valor depende da procura. É baseada na procura a cada nível da cadeia. A procura é baseada no desejo das pessoas comprarem um determinado produto a um determinado preço. Podemos ter um bom produto mas pode ser muito caro ou ninguém querer comprar porque não tem necessidade dele. Ou porque já há muitos vendedores a vender produtos semelhantes ou iguais. Ou pode não ser a época certa do ano para esse tipo de produto. Todos estes são fatores que influenciam a procura
 
Vamos explorer um pouco mais uma cadeia de valores do amendoim que já descrevemos:
  • um agricultor planta amendoim e vende para alimento
  • uma pessoa compra algum amendoim e fabrica óleo para cozinhar
  • e essa ou outra pessoa vende o óleo a compradores locais
  • outra pessoa vende óleo no mercado da cidade
  • uma pessoa anda de casa em casa a colectar cinzas das fogueiras
  • essa ou outra pessoa compra oleo e cinzas e fabrica e vende sabão
  • uma outra pessoa compra desse sabão e lava roupa para fora
Amendoim com boa qualidade para cozinhar poderá ser vendido a um determinado preço e o agricultor poderá vender uma determinada quantidade de amendoim por dia. Mas para a outra pessoa comprar amendoim para fabricar óleo para cozinhar e vender esse óleo a um preço aceitável, o preço deste amendoim poderá ter de ser diferente. A qualidade deste amendoim para óleo pode ser diferente da qualidade do amendoim para cozinhar. E esta qualidade diferente define um preço diferente.
 
O agricultor poderá vender amendoim de qualidade diferente a compradores diferentes. E o mesmo se poderá dizer do fabricante de óleo de cozinhar ou o fabricante de sabão.
 
As actividades de uma cadeia de valores incluem a produção, a tranformação (manufatura) e marketing (promoção, compra e venda). No nosso caso vamo-nos concentrar na compra e venda do amendoim como fontes de receita para o agricultor, para o produtor. Sabemos que este agricultor produz bom amendoim.
 
Falaremos da transformação (manufatura de produtos) e de marketing (promoção, compra e venda) noutra altura. Também noutra altura falaremos sobre o fabrico de sabão com óleo e cinzas.
 
Nas grandes cidades poderá haver uma grande procura de amendoim, mas nas comunidades pequenas a procura será pouca e o produtor terá de plantar pouco amendoim ou encontrar compradores de outras comunidades para poder vender a sua produção toda. Encontrar compradores necessita que se conheçam pessoas nesse ramo. E de todas que conhecemos nem todas serão bons compradores.
 
Uma actividade importante para o comprador é encontrar e manter bons compradores que sejam fiáveis. Compradores de outras comunidades são menos fiáveis. Podem mais facilmente encontrar outros produtores noutras comunidades e de um momento para o outro deixarem de comprar ao nosso agricultor. É muito importante ter uma boa procura local para o que produzimos.
 
Numa pequena comunidade um produtor poderá plantar amendoim mas deverá também plantar outros produtos agrícolas porque a procura local é limitada. Mas isto pode ser uma coisa boa. Neste caso o agricultor irá plantar amendoim, batata, milho, e outras coisas, e com todos estes produtos fornecer, de um modo regular, a toda a comunidade.
 
Nas comunidades mais pequenas um produtor não poderá ter lucro apenas com um tipo de plantação. Um agricultor terá necessidade de ser bom em muitas plantações.
 
Precisamos de cadeias de valor que sejam fiáveis. Precisamos de uma procura para a nossa produção e precisamos de conhecer o mercado para os nossos produtos. Precisamos também de criar associações com outros produtores ou com compradores que nos possam ajudar e de quem possamos depender.

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