sábado, 23 de junho de 2012

62 – Cadeias de valor - introdução


Pela ordem natural das coisas não existem cadeias de valores em pequenas comunidades rurais, em comunidades agrículas nas zonas remotas do nosso país. E se houver uma cadeia de valores é muito natural que seja pequena, fraca e que não suporte grande parte da comunidade.  
  
Pode haver uma pequena loja onde o agricultor pode comprar sementes e fertilizante. Esta loja é talvez a mesma onde o agricultor vende o seu produto. Esta loja pode fornecer alguns dos serviços mas não todos e não a nível suficiente.
 
Em comunidades pequenas esta situação cria dependências que não são sustentáveis a longo prazo e que são muito vulneráveis a flutuações nos preços dos produtos.
 
Mas se uma comunidade puder produzir mais dos produtos de que precisa então a sua dependência na pequena loja será reduzida e a comunidade ficará mais forte por isso.
 
Vamos ver um exemplo. Um agricultor poderá vender o seu feijão na loja e comprar sementes e fertilizante na mesma loja e talvez tudo esteja bem. Mas onde é que a comunidade vai comprar vestuário, ou óleo para cozinhar, ou sabão, ou carne, ou legumes? Muito naturalmente na mesma loja e isto só vai aumentar a sua dependência e a sua vulnerabilidade a subidas e descidas nos preços e na disponibilidade dos produtos.
 
Mas se outro agricultor plantar amendoim e começar a fazer óleo de amendoim para cozinhar então a comunidade ficará menos dependente da loja e alguém agora tem outra atividade onde fazer dinheiro.
 
E se outra pessoa comprar algum desse óleo e com cinzas das fogueiras fizer sabão então mais uma pessoa tem mais uma atividade lucrativa e a comunidade vai ficar ainda menos dependente da loja. Essa pessoa pode até vender algum do seu sabão à loja.
 
Neste exemplo simples alguém planta amendoim para a alimentação mas também para fazer óleo para cozinhar do qual algum é usado para fazer sabão. Três pessoas criaram uma cadeia de valores à qual podemos adicionar mais uma pessoa que irá uma vez por semana á cidade ou à vila vender algum do amendoim, do óleo e do sabão que a comunidade não precisa para o seu próprio uso.
 
Há muitas cadeias de valores nas comunidades agrícolas. Algumas já existem. Outras podem ser desenvolvidas. Os resultados serão sempre de grande benefício para estas comunidades trabalhadoras e empreendedoras.
Vamos ver mais algumas cadeias de valores nos blogues seguintes.

Sem comentários:

Enviar um comentário