sábado, 23 de junho de 2012

61 – Cadeias de valor


O que é uma cadeia de valor? Uma cadeia de valor é uma sequência de atividades ou serviços relacionados com algum produto ou serviço e que são necessários ou valiosos na comercialização lucrativa desse produto ou serviço.
  
Vamos usar um exemplo. Vamos imaginar que estamos a plantar feijões para vender.
 
Para produzir feijões precisamos de ferramentas (alfaias), precisamos de sementes, precisamos de água, de fertilizante, de sacos, um lugar para armazenar os feijões, precisamos de transportar os feijões até ao comprador, precisamos de um banco onde podemos obter empréstimos e precisamos de uma conta bancária onde podemos depositar o dinheiro que poupamos na venda dos feijões. E muito provavelmente precisamos de mais algumas coisas. 
 
Cada um de nós poderia fazer tudo isto. E em alguns casos poderia ser possível, mas quando estamos a criar sementes não poderemos deixar a sementeira e ir ao mercado vender o nosso produto.
 
A determinada altura chegaremos à conclusão de que será melhor nós proporcionarmos algumas destas atividades nós mesmos e comprarmos os outros serviços ou necessidades a outra pessoa. Para estes serviços nós pagamos a alguém para os fazer. E isto forma uma cadeia de valor.
 
O que uma pessoa vende uma outra compra. Um serviço de que necessito será providenciado por outra pessoa. Esta sequência de atividades e serviços cria oportunidades para que outras pessoas façam negócio. Esta sequência é a cadeia de valor.
 
Muitos de nós sabemos isto. Quando decidimos produzir qualquer coisa, como o feijão no nosso exemplo, é muito importante compreender a cadeia de valores que dará apoio ao nosso trabalho.
 
Se não tivermos ferramentas, se não tivermos uma loja onde comprar as nossas ferramentas, as sementes, ou o fertilizante, e se não tivermos compradores para o nosso feijão o nosso trabalho não será recompensado.
 
Nas comunidades onde há um mercado estabelecido e ativo a maior parte destes serviços já existem e só nos resta encontrar alguém que nos faça esta ou aquela tarefa.
 
Mas nas comunidades onde não há um mercado, uma praça estabelecida, como na grande maioria das áreas rurais nos nossos países, cada comunidade precisa de desenvolver a sua cadeia de valores.
 
E assim, numa comunidade rural, numa comunidade agrícola, precisamos de ser mais criativos. Temos de saber o que cada pessoa pode e sabe produzir e o que podemos vender na nossa comunidade, e temos de saber o que podemos vender fora da nossa comunidade.
 
Cada comunidade precisa de descobrir o que são as suas cadeias de valores.
Iremos avaliar este tema num outro blog.

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