domingo, 20 de maio de 2012

30d - Fogão "rocket" de tijolo para instituições

Estou convencido que os fogões tipo rocket podem ter grande utilidade para as instituições onde não há gás para cozinhar e onde se usam panelas grandes porque há muitas bocas a alimentar a cada refeição. Estas panelas têm 40cm a 60cm de diâmetro e 20cm a 30cm ou mais de altura.
 
Tenho visto cozinhas a funcionar com fogueiras feitas no chão.
 
 
Tenho visto também que tem havido tentativas de melhorar estas condições com fogões a gás, depois abandonados (ao fundo na foto) ou porque o fornecimento de gás não era fiável ou porque os fogões deixaram de funcionar e não havia quem os concertasse. 
 
Tenho notado também que em certos casos tem havido tentativas de instalar fogões tipo rocket mas estes, ou não funcionam porque foram mal construidos embora com boas intensões ou, como este na foto abaixo, são muito altos, pouco estáveis e de difícil acesso a mulheres e crianças que invariavelmente são as que precisam de trabalhar com as panelas pesadas.
  
 
Comparado com a armação de ferro que se vê no chão, estes fogões rocket não ajudaram em nada e por razões válidas foram abandonados.
 
Imeginei que poderiamos aprender com estas lições. E assim, um fogão tipo rocket de utilidade para muitas instituições precisa de ser muito estável e junto ao chão para melhor acesso e segurança de quem os usa. Precisa também de ser feito com materiais que possam ser facilmente substituidos quando se estragam.
 
Então, partindo de ideias já usadas em muitas partes do mundo e usando a ideia do Dr. Larry Winiarski que experimentou um fogão rocket feito com 16 blocos de adobe, imaginámos este modelo:
 

Consiste de 16 blocos de adobe (barro cru) que formam uma câmara de combustão bem isolada. Este isolamento é muito importante para o bom funcionamento destes fogões. E uma simples armação de ferro que pode ser retirada a qualquer momento por qualquer motivo.
 
Tem menos de 40cm de altura e até se parece muito com a armação de ferro que se vê nas primeiras fotos acima. É como se tivessemos apenas criado uma câmara de combustão dentro da armação de ferro já existente... o que teria sido feito se os blocos de barro cru lá coubessem.
  
Contrói-se com 16 blocos de adobe (barro cru) sobrepostos uns em cima dos outros:
 
  
A primeira camada é feita com 3 blocos e um meio bloco. No centro tem um bloco um pouco mais baixo do que os outros. Isto é para a câmara de combustão ser mais eficiente.
 
 
A segunda camada é feita com mais 3 blocos e um meio bloco como a anterior mas deixando uma entrada para o ar e a lenha na frente. Põe-se um bloco na frente para servir de apoio aos pedaços de lenha e para deixar o ar entrar por baixo da lenha.
 
 
A terceira camada, feita com 4 blocos vai começar a formar a câmara de combustão tal como mostra a imagem acima.
 
 
A quarta e última camada, também com 4 blocos, completa a câmara de combustão. O fogão está pronto para ser testado. Não é preciso argamassa. Os blocos ficam soltos assim mesmo. Se um se parte, substitui-se. Simples, não é?
 
  
Usam-se aparas de lenha, gravetos, papel ou folhas secas para acender o fogo dentro do fogão. Tal como se acende uma fogueira qualquer. À medida que o fogão aquece, o que leva pouco tempo, a chama no topo do fogão vai aparecer azulada. É sinal que a lenha está a queimar bem e que todos os gases combustíveis que normalmente se libertam da lenha e se perdem estão agora a serem queimados aumentando a temperatura da chama.
 
A queima destes gases não só torna a chama mais quente como reduz a poluição.
 
Antes de começar o fogo convém instalar a armação de ferro para não nos queimarmos mais tarde quando tudo estiver já muito quente. 
  
  
Está tudo pronto para por a panela ao lume. A panela na imagem tem uns 20cm de altura e o fogão uns 35cm de altura. Uma boa altura mesmo para pessoas pequenas. Não tem abas e pode-se tirar a panela sem ter que a levantar muito. Isto para facilitar a vida das pessoas mais baixinhas e reduzir as possibilidades de a panela se entornar e queimar quem esteja por perto.
 
As abas são úteis para concentrar o calor que se perderia pelos lados da panela. Neste caso podem-se instalar abas assentes no chão. Este modelo tem duas meias abas, uma de um lado do fogão,
  
   
e outra aba do outro lado,
  
 
para ser mais fácil colocá-las e retirá-las. Com umas pegas até ficaria melhor. Estas abas podem ficar muito quentes.
 
Por último, fizemos questão de contar com as panelas maiores e assim, uma panela de 55cm de diâmetro e 30cm de altura ficaria bem aconchegada para fazer uma sopa muito boa.
  
 
Este tipo de fogão não usa grandes pedaços de lenha. Usa lenha miúda, lenha que fica quando já não há mais lenha grande. Isto facilita a tarefa de encontrar lenha além de que a lenha miúda é mais barata.
 
Também as crianças que nos lares e centros de acolhimento ajudam na cozinha já não precisam de levantar grandes troncos de lenha. Menos trabalho, né? E menos acidentes.
 
O video anexo é do Dr. Winiarski. Recomendo que vejam. Vale a pena.
  
 



Sem comentários:

Enviar um comentário