domingo, 6 de maio de 2012

10 - O tradicional ou o moderno

Estilo tradicional ou moderno? Materiais tradicionais ou modernos? 
 
Dois temas que muito têm influenciado a maneira como construimos as nossas habitações. E nem sempre com os resultados desejados.
Vamos explorar um pouco estes dois temas. Gostaria também que o leitor explorasse estes temas com amigos e familiares.

ESTILO TRADICIONAL OU MODERNO?
 
Sabemos quando e de onde vieram as forças que nos convenceram que tudo o que era para nós familiar, o que era tradicional, era atrazado, era velho, não prestava. Não precisamos de rever essa parte da nossa história.
 
E foi devido a essas forças que deixámos de construir as nossas habitações como o faziam os nossos pais e avós e passámos a replicar o estilo e os materiais que nos foram mostrados nas cidades de cimento.
 
Mas acho interessante que actualmente, em muitas partes do mundo, esteja a acontecer um reconhecimento e um renascimento desse estilo tradicional e se estejam a construir  hoteis ...
 
 
... residências ...
  
 
... abrigos de praia ...
 

... e outros edifícios à imagem deste chamado estilo tradicional.
 
Então, porque não poderemos construir as nossas habitações, por muito humildes que estas sejam, à imagem do que nos é familiar, do que nós valorizávamos, e é valorizado por muitos até mesmo fora dos nossos paízes?
 
Como este exemplo que acho muito simples, confortável e bonito ...
 
 
... bem como este, menos elaborado, mas com muito gosto ...
 
 
... mais baseado num conjunto de estilos e materiais.
 
Eu acho que os tempos mudaram e que a porta está aberta para podermos tirar partido dos nossos conhecimentos tradicionais e enriquecê-los de modo a podermos viver em habitações que nós sabemos e podemos construir, com materiais que a natureza nos dá, e que podem ser muito mais confortáveis e mais saudáveis.
 
MATERAIS TRADICIONAIS OU MODERNOS?
 
Os materiais, a que chamamos de tradicionais, prestam-se muito bem para a construção de habitações do chamado estilo tradicional e a que eu chamo de estilo ecológico e amigo da natureza.
 
Teremos tempo em blogues futuros para explorar o que são os materiais tradicionais, como são obtidos, como se constrói com estes materiais, e como se pode melhorar a eficiência destes.

Sem comentários:

Enviar um comentário