domingo, 6 de maio de 2012

05 - Como proteger do calor e do frio

Uma habitação precisa de proteger os seus ocupantes do calor e do frio.
 
O calor excessivo causa-nos uma sensação de cansaço que reduz o nosso nível de actividade. Nas crianças, o estado de prostração causado pelo calor não as deixa ter um bom aproveitamento escolar nem gozar a legria de viver.
 
À noite, o excesso de calor não nos deixa dormir e descansar para podermos enfrentar as obrigações do dia seguinte. Este cansaço, além de nos roubar a energia, tira-nos também a vontade para muita coisa. Até mesmo para nos divertirmos.
 
O frio obriga-nos a vestir mais agasalhos mas também exige do nosso corpo mais energia, enfraquecendo-o, e tornando-o um alvo mais fácil para os organismos que nos trazem constipações, gripes, e problemas pulmonares, entre outros.
 
Por isso é que costumamos dizer que nos constipámos por causa do tempo frio. Mas não é o frio. É o estado de enfraquecimento do corpo, que tem de usar energia para resistir ao frio, que o torna mais vulnerável a essas doenças do tempo frio.
 
À noite, o frio, tal como o calor, também não nos deixa descançar bem.
 
Por isso é muito importante que o interior de uma habitação nos proteja do calor e do frio. Uma função importante de uma habitação é proporcionar um ambiente interior confortável aos seus ocupantes.
 
Não temos controle sobre a temperatura e humidade do ar exterior, mas podemos fazer muito para controlar a temperatura e a humidade do ar interior de uma habitação.
 
A ventilação ajuda muito, mas é preciso também proteger o interior dos efeitos excessivos do calor do sol, que é uma função importante das paredes e dos telhados, e isolar as paredes e o telhado para que o calor exterior não entre facilmente.
 
O isolamento também não permite que o calor interior da habitação seja perdido quando, em dias e noites frias, queremos aquecer-nos.
 
PAREDES
 
As paredes forem feitas com matope, tijolos de barro, palha ou caniço, são muito mais resistentes ao frio e ao calor do que as paredes feitas com bloco de cimento ou com chapa de zinco.
 
O barro, o capim, as folhas de coqueiro, o caniço são dos melhores materiais para isolar as paredes.
 
É preciso que as paredes não deixem passar o ar ou o vento. Isto é muito importante.
 
As habitações construidas com materiais tradicionais são muito mais confortáveis do que as habitações construidas com cimento e zinco.
  
 
E podem ser muito bonitas e acolhedoras além de serem mais confortáveis.
 
TELHADO
 
Da mesma maneira, os telhados de capim, folha de coqueiro, ou madeira são muito mais resistentes ao calor e ao frio do que a chapa de zinco que é muito usada na construção de habitações e outros edifícios.
 
Mas estes materiais não são tão bons como o zinco para nos proteger da chuva e por isso têm sido usados cada vez menos. Mas sabemos que o zinco é muito quente quando o sol brilha e muito frio à noite quando o sol se põe.
 
Mas podemos usar o zinco protegido por uma camada de isolamento feito com materiais isolantes, como o capim e outras fibras vegetais. Esse isolamento pode ser usado por dentro mas também pode ser usado por fora dando um aspecto mais tradicional à habitação.
 
Além do capim e outras fibras, também podemos usar sacos com casca de arroz ou outros cereais fixos no interior do telhado com rede de arame, como na imagem, ou com cordel feito de fibras naturais.
 
 
Para melhorar o aspecto interior da habitação podemos então forrar o tecto com uma esteira como na imagem seguinte.
 
 
ALTERNATIVAS
 
Há muitas alternativas no modo como se constroem habitações confortáveis. Na costa oriental da nossa África equatorial há habitações em que o telhado é separado do tecto. Tal como na imagem, embora esses telhados sejam mais tipicamente de duas águas.
 
 
A habitação tem um telhado de zinco por cima de um tecto feito com varas de madeira, caniço e barro. O ar circula livremente entre o tecto e o telhado tornando a habitação muito mais confortável do que o tradicional telhado de zinco sem qualquer tecto como nos acustomámos a construir.
 
Nessas habitações o tecto protege do calor e do frio. O telhado protege dos raios solares e da chuva. Uma combinação muito prática e eficiente.
 
Vou explorar este tema noutro blogue porque acho que é uma ideia de muito valor.

Sem comentários:

Enviar um comentário