sexta-feira, 11 de maio de 2012

04a - Uma habitação ventilada

Para ventilar uma habitação sem precisar de ventoínhas e outros aparelhos elétricos temos que criar aquilo a que se chama um efeito de chaminé
 
 
O efeito de chaminé acontece quando ar fresco e mais frio vindo do exterior entra na habitação, de preferência junto ao chão, e o ar quente, o ar húmido, o ar cheio de fumo e de cheiros, sai por uma abertura junto ao tecto.

O efeito de chaminé pode ser ainda mais efetivo se o vento ajudar e se a habitação estiver construida para tirar partido dos ventos que habitualmente sopram no local onde a habitação está contruida.
 
Vamos ver alguns detalhes práticos de uma habitação bem ventilada mas também bem isolada e construida de modo que a humidade não se acumule.

Vamos começar pelas fundações.
 
  
As fundações devem ser contruidas com pedra e cimento ou com blocos de cimento para resistirem à humidade do solo. Devem também ser feitas de modo a que a base das paredes e o chão da habitação fiquem acima do nível do terreno uns 10cm a 15cm.
    
 
Enche-se o espaço dentro das paredes das fundações entulho, com terra, ou uma mistura de terra, areia e pedra e compacta-se muito bem este material. 
 

Neste exemplo constroem-se as paredes com tijolo cozido, tijolo cru, também chamado de adobe, com pau-a-pique, barro, ou tijolos de terra compactada. Todos os materiais à base de barro são muito mais protectores do calor e do frio. O barro pode durar muito tempo. É só preciso fazer um pouco de manutenção e construir um telhado que não deixe a chuva cair diretamente nas paredes.
 
  
 
Agora, com as paredes construidas, podemos construir o telhado. Tal como é muito usado, construimos o telhado com vigas, réguas e paus de modo a fazer uma grade sobre a qual se monta a chapa de metal que servirá de cobertura para a habitação. Para proteger as paredes é importante que o telhado tenha uns beirais com uns 40cm, mais ou menos. Mas para cada clima é preciso ajustar esta medida.
 
  
Antes de montar o telhado, ou mesmo depois, instalamos o material isolante entre as vigas do telhado. Este isolamento vai proteger a habitação do calor do sol e do frio. Se o isolamento for colocado entre as vigas, podemos depois forrar o tecto com caniço ou esteira para ficar mais atraente. 

 
Finalmente instalamos a chapa metálica que serve de cobertura e proteção contra a chuva. E temos a nossa habitação pronta a ser habitada.

Há alguns pormenores que vale a pena mencionar. Considerações importantes quando se constroem as paredes.

Janelas e entradas de ar
  
Uma solução para as janelas é de construir portadas como mostra a figura. Estas portadas protegem do sol e da chuva. Não precisamos de ir a correr fechar estas portadas quando começa a chover.
   
   
É muito importante abrir entradas de ar junto ao chão para deixar entrar o ar que junto ao chão é sempre mais fresco.
  
  
Estas entradas podem ser protegidas por fora com grades e por dentro com portadas como mostra a imagem. As entradas de ar devem ser sempre o mais junto ao chão possível, do lado do vento e, se possível, do lado da habitação com mais sombra.

As saídas de ar devem ser construidas o mais perto do tecto quanto possível. Neste exemplo as saídas de ar estão entre as vigas do telhado e protegemos as aberturas com rede de metal. Podem também ter portadas para o tempo frio. As saídas de ar devem ser do lado oposto ao vento.

 

Nesta imagem vemos uma janela com uma entrada de ar protegida por uma portada tipo estore e duas saídas de ar junto ao telhado protegidas com rede de arame.
 

Nesta imagem dá para ver que as saídas de ar estão mesmo junto ao telhado.


Quando se coloca o isolamento é preciso não tapar as saídas de ar.


Aqui o isolamento não tapa completamente o telhado por dentro para deixar o ar sair com mais facilidade.

  
Escolhemos uma habitação de formato simples para servir de exemplo. Cada um pode usar ideias diferentes. As janelas podem ou não ter vidros e grades. Mas o importante é construir, quando se constroem as paredes, as aberturas necessárias para as entradas e saídas de ar.

Noutro blogue podem ver-se ideias sobre o tipo de isolamento e como este pode ser fixo ao telhado.

O importante é:
  • Fundações elevadas acima do nível do terreno
  • Barro para as paredes
  • Chapa metálica no telhado
  • Isolamento por dentro do telhado
  • Entradas de ar junto ao chão
  • Saídas de ar junto ao tecto
  • o comportamento dos ocupantes
E um pouco de imaginação e criatividade. Por exemplo, durante a noite há mais ar fresco e por isso abrem-se bem as entradas de ar. Mas durante o dia quando faz muito calor, talvez seja melhor fechar as entradas de ar.

Durante os meses frios talvez seja mais confortável manter as entradas de ar abertas durante o dia e fechadas de noite.

Uma casa bem ventilada e isolada reage bem aos nossos comportamentos. Tal como trocamos de roupa conforme o clima, também devemos mudar o modo de ventilar uma habitação conforme o clima e o tempo que faz lá fora.



Sem comentários:

Enviar um comentário