segunda-feira, 7 de maio de 2012

20 - Fabricando tijolos de adobe

Para fabricar tijolos de adobe é preciso terra, esterco fresco de vaca ou cavalo, palha cortada pedaços (2cm a 5cm), água e formas.
 
MATERIAIS
 
A terra que para fazer tijolos deve ser tirada a uns 50cm de profundidade.  A terra mais à superfície costuma ter muita matéria orgânica em decomposição (palha, sementes, raízes, restos de plantas e de animais,…) e esse material não é bom para uma boa qualidade de tijolo.
 
A composição ideal da terra boa para fazer tijolo deve ser 60 a 70% de areia e 30 a 40% de argila (barro).
 
Para verificar se a terra satisfaz estas características usar um frasco de vidro grande (mais ou menos 1 litro de capacidade) e de boca larga. Encha com uma amostra de terra até 1/3 do volume do frasco e depois complete com água até 2/3 do volume do frasco, como mostra a imagem abaixo.
 
É importante usar frascos de vidro. Os testes feitos com frascos de plástico nem sempre são de confiança.
 
Fechar o frasco e agitar muito bem até a terra toda ficar em suspensão na água e depois deixe descansar. As partículas vão separar-se e a areia irá para o fundo ficando a argila por cima. Por último fica a água que deve estar bem límpida ou pelo menos pouco turva. 
 
A areia deposita-se no fundo dentro de uns minutos, mas a argila leva muito mais tempo e pode ser preciso esperar um dia ou dois até a água ficar clara ou pouco turva.
 
Medindo a altura da areia e da argila define-se a percentagem de cada uma. A quantidade de água não interessa para esta medição.
 
teste terra
 
Quando encontramos uma terra com muita argila, temos de misturar mais areia para conseguir a proporção desejada de 60 a 70% de areia e 30 a 40% de argila. Terra com pouca argila (barro) não serve para fazer tijolos.
 
Como aditivos usa-se o esterco de vaca ou cavalo, que deve ser fresco, e aparas de palha. O esterco ajuda a estabilização dos elementos químicos do tijolo e a palha ajuda a a conseguir um tijolo mais forte e menos frágil.
 
FORMAS
 
As formas podem ser feitas de madeira ou metal. Quanto mais lisas forem as paredes interiores mais facilmente se soltará o tijolo. As dimensões variam de acordo com a necessidade, mas é sempre útil que o tijolo tenha um comprimento igual a duas vezes a largura e a altura próximo à medida da largura. 
 
Um tijolo com 20cm de comprimento, 10cm de largura e 10cm de altura é um tijolo fácil de usar. As formas podem ser individuais, duplas ou quádruplas. Formas para mais de quatro tijolos são mais difíceis de usar.
 
forma simples
 
forma dupla
 
Colocar abas ou pegas na forma ajuda no trabalho de levantar a forma. As formas também podem ter formatos variados, por exemplo, em formato de cunha, com cantos arredondados, meio-tijolo, e tudo o que for útil para a construção desejada.
 
  modelos formas
PREPARAÇÃO
 
Para preparar a massa faça uma pequena cova larga no chão e cubra com uma folha grande de plástico ou lona. 
  • Põem-se os ingredientes secos na lona e mistura-se bem. 
  • Acrescenta-se a água, bem devagar e continua-se a misturar.
 
A quantidade de água é variável e depende do grau inical de humidade da terra, da areia e do esterco. A massa deve ficar bem plástica e moldável. Muita água e perde a forma, muito seca, se esfarela.
 
  
Esta massa para tijolo tem uma boa consistência. Nem muito seca nem muito molhada. O aspecto visual é uma boa indicação da qualidade da massa.
Também se pode usar uma betoneira que é muito útil quando a obra é grande.
 
betoneira 1
 
MOLDANDO OS TIJOLOS
 
Depois de amassar bem a mistura começar a fazer os tijolos. 
  • Molhar as formas para que os tijolos possam sair com mais facilidade.
  • Fazer bolas com a  massa e encher a forma enchendo bem os cantos. 
  • Retirar o excesso de massa e retirar a forma deixando o tijolo.
 
Tijolo e forma
 
Depois de fazer cada tijolo passar a forma de novo por água e retirar qualquer resto de massa que tenha ficado agarrada à forma.
 
molhando formas 1
 
Os tijolos são postos para secar e depois de dois dias devem ser virados.
 
tijolos secando
 
A secagem completa dos tijolos pode demorar vários dias.  O tempo depende das condições do clima e da quantidade de humidade inicial do tijolo. Em períodos mais húmidos a secagem é mais demorada.  Em períodos mais secos e ensolarados a secagem é mais rápida.
 
Fontes: Karen, Técnicas Construtivas, 29 de julho de 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário