quarta-feira, 9 de maio de 2012

02a - Humidade nas habitações - como evitar

Falámos que a humidade nas habitações tem várias origens:
  • das cozinhas onde a água ferve, o refogado vai apurando, e a água vai evaporando das panelas,
  • dos corpos humanos que libertam vapor de água constantemente, de dia e de noite, mesmo sem estar a transpirar,
  • dos banhos porque a água quente do banho evapora.
Mas temos de considerar também a água e a humidade que entra nas habitações e que tem outras origens:
  • dos telhados que deixam entrar água das chuvas e essa água molha o interior da habitação e se evapora só com o calor do ar aumentando o nível de humidade do ar interior,
  • das paredes mal protegidas que absorvem água das chuva e depois vão libertando a humidade acumulada para o interior da habitação,
  • e do chão da habitação que vai absorvendo a humidade do terreno à sua volta e depois vai libertando essa humidade para o interior da habitação.
  
 
Esta humidade no terreno que se infiltra por baixo da habitação deixa o chão molhado, evapora-se para o interior, contribui para o desconforto da habitação, não é saudável aos seus ocupantes.

Vamos deixar os telhados e paredes para outra altura e vamos considerar agora só o chão da habitação.

Para reduzir a humidade do chão e portanto a humidade na habitação podemos tomar várias medidas:
  • construir uma fundação de pedra ou blocos de cimento,
  • elevar o nível do chão acima do nível do terreno à volta da habitação,
  • cobrir o chão com algum material impermeável.
Uma fundação de pedra ou cimento ajuda mas não chega porque a água no solo ou a água que acumula depois das chuvas penetra por baixo da fundação e vai acabar dentro da habitação ao mesmo nível a que as águas estão no exterior.
 

Por isso é muito importante levantar o nível do chão da habitação acima do nível do terreno onde a habitação está construida. A humidade que tenta infiltrar-se não penetra completamente no chão elevado deixando o interior mais seco.


Também é importante que a habitação não esteja numa zona baixa do terreno para onde correm as águas das chuvas. A água que corre á superfície mas também a água que se infiltra no terreno encontra o ponto mais baixo e entra na habitação mesmo através do terreno.
 

Cobrir o chão da habitação com um material impermeável ajuda mas não resolve o problema da humidade que tenta sempre infiltrar-se nas zonas mais baixas. Além disso esta solução pode ser mais cara.
 
Pode-se cobrir o chão de uma habitação com um material impermeável mas  por baixo do pavimento, como mostra a figura abaixo. Isto evita que a humidade penetre na camada de solo compactado que serve de chão ou de base ao pavimento interior da habitação.


Vale sempre a pena cobrir o chão de uma habitação com algum material que seja mais confortável, saudável e que ajude a manter a habitação limpa, mas primeiro é melhor resolver os problemas de infiltração de humidade antes de instalar uma cobertura do chão, um soalho ou outro tipo de pavimento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário