domingo, 6 de maio de 2012

02 - A humidade nas habitações

Vamos só falar de moradias, de construções que servem de habitação para seres humanos. 

Todos sabemos que ao sol as paredes e o telhado de uma habitação aquecem e transmitem esse calor para dentro da habitação tornando-a por vezes insuportável.
 
Mas quando o sol se põe, as paredes e os telhados arrefecem e a habitação também começa a arrefecer até que o sol volta a nascer no dia seguinte.
 
E assim o ciclo se repete todos os dias.
  
Mas, além do calor, é importante saber que dentro das moradias o ar também se vai carregando de humidade. Esta humidade é proveniente de várias fontes dentro de uma moradia. Entre estas são de notar:
  • as cozinhas onde a água ferve, o refogado vai apurando, e com estas actividades a água vai evaporando das panelas e, em forma de vapor de água, juntando-se à humidade do ar, áumentando o nível de  humidade dentro da habitação,
  • os corpos humanos que libertam vapor de água constantemente, de dia e de noite, embora por vezes nem notemos que há humidade a sair dos nossos corpos, mesmo sem estar a transpirar,
  • os banhos porque a água quente do banho evapora e além de embaciar os espelhos e os vidros das janelas, também vai tornando cada vez mais húmido o ar no interior da habitação.
Esta humidade vai-se concentrando e tornando o ar interior cada vez mais húmido. E o ar húmido é menos confortável, seja em tempo de calor seja em tempo frio.  Quanto mais húmido for o ar, mais insuportável se torna o calor ou o frio.
 
Além de contribuir para o desconforto da habitação, a humidade também ajuda o desenvolvimento de bolores e outros organismos prejudiciais ao ser humano.
 
Por isso, para melhorar o conforto de uma habitação temos de ventilar o ar para expelir esta humidade acumulada. Quanto mais ventilação mais confortável se torna uma moradia.

Sem comentários:

Enviar um comentário