sábado, 19 de maio de 2012

60 - CEBs - um modelo de empresa social

Fundamentos
 
A técnica e o equipamento necessários para o fabrico de CEBs (blocos de terra compactada) são bem conhecidos, bem documentados e testados.

É preciso obter uma determinada quantidade de terra de boa qualidade e ter acesso ao equipamento necessário para construir uma habitação.
 
Uma das grandes vantagens dos CEBs é poderem ser fabricados no local onde vai ser construída a habitação. De preferência não muito longe do local onde podemos encontrar a matéria prima. As vantagens económicas dos CEBs podem desaparecer rapidamente se tivermos de transportar a matéria prima ou os blocos fabricados a longa distância. Mas também há vantagens em centralizar a produção.
 

Precisamos de por estes conhecimentos e equipamento a trabalhar e a render.

Precisamos de clientes. Mas nem todos os clientes têm os conhecimentos para construir as suas residências e muito menos têm as finanças para adquirir o equipamento.

É necessário encontrar um modelo empresarial para superar estes obstáculos e tornar os CEBs acessíveis às pessoas que realmente precisam deles para melhorar as suas habitações, as suas condições de vida.

Estas pessoas são as mais desprotegidas e as mais vulneráveis. É com essas que este blogue se preocupa. É a elas que dirijo o meu trabalho.
 

Modelo empresarial
  
Um grupo de empresários e investidores sociais jovens, cheios de energia e conscientes das necessidades das suas comunidades juntam-se e fundam uma empresa de serviços e fabrico de CEBs.

Esta empresa presta serviços educativos em forma de workshops práticos. Estes workshops são dirigidos às pessoas que, sem estes novos conhecimentos, iriam construir as suas próprias habitações, com restos de tudo o que pudessem encontrar, num terreno qualquer. Nestes workshops as pessoas aprenderiam conhecimentos básicos de construção com CEBs.
Além destes workshops a empresa também iria:
  • adquirir uma prensa manual tipo CINVA
  • adquirir uma betoneira manual
  • alugar este equipamento
  • vender os CEBs recebidos como pagamento do aluguer
Passo-a-passo seria mais ou menos assim:
  • a empresa desenvolve e organiza workshops
  • aluga a prensa de CEB e a betoneira
  • não há pagamento inicial
  • organiza algum sistema de segurança para o equipamento 
  • o uso da prensa custa 5% da produção
  • o uso da betoneira custa 5% da produção
  • a empresa vende estes rendimentos para lucro 
  • investe em serviços adicionais e mais equipamento
Por exemplo - uma pessoa tem um terreno, obtem a matéria prima necessária e aluga a prensa de CEBs. Esta pessoa vai precisar de fabricar 1000 blocos. Então fabrica 1050 blocos, usa os 1000 de que precisa e usa os 50 blocos excedentes como pagamento do aluguer da prensa. 50 blocos adicionais seriam precisos para poder alugar a betoneira.

A pessoa desprotegida que não tem dinheiro não precisa de dinheiro mas paga pelo aluguer. Para os que possam pagar pelo aluguer em dinhairo, a empresa estabelece um preço baseado no preço de venda no mercado local dos blocos CEB.
 
Apelo aos jovens


Gente nova com inclinação empresarial de certeza que saberá refinar este modelo e fazê-lo funcionar nas suas comunidades.
  
Uma população que vive em habitações com melhores condições será mais produtiva e contribuirá para o mercado da comunidade com produtos e serviços. As pessoas desprotegidas muitas vezes só precisam de um empurrão para conseguirem sair do seu nível de sobrevivência. Nesse nível não conseguem contribuir para a comunidade. Acabam com frequência por serem um peso sem sequer terem tido uma oportunidade que fosse para ocuparem um lugar produtivo e dignificado na sua sociedade.
   
A primeira construção

A primeira construção dará o exemplo para a comunidade. Poderá ser bom (ou mau, mas espero que não) e assim induzirá a comunidade a fabricar CEBs e a viver em melhores condições. A primeira construção, uma escola, uma clínica, um centro social, uma loja ou a sede da empresa são sempre boas oportunidades. Mas haverá sempre uma boa ideia sobre onde começar em cada comunidade.
 
Pode-se começar por onde a comunidade possa observar, com facilidade, as vantagens e os benefícios que os CEBs e a empresa podem proporcionar.

  

Sem comentários:

Enviar um comentário