segunda-feira, 14 de maio de 2012

04b - Bons hábitos de ventilação

Uma habitação com isolamento e boa ventilação precisa da participação dos seus habitantes para funcionar bem.
 
As paredes construidas com materiais à base de argila, como o barro, os tijolos de barro ou a terra batida, absorvem e libertam calor muito mais lentamente do que paredes feitas de caniço, blocos de cimento ou chapa de zinco. Chama-se a esta propriedade capacidade térmica e inércia térmica.
 
Podemos e devemos aproveitar esta capacidade para controlar o calor ou o fresco dentro de uma habitação. 

Para que isso aconteça os ocupantes da habitação precisam de adotar certas práticas fáceis mas que muito podem contribuir para o seu conforto.
 
No tempo quente
 
Durante o tempo quente queremos que a habitação esteja mais fresca. Mas o fresco só virá à noite depois do por do sol e o ar começar a arrefecer. Nessa altura devemos abrir as entradas de ar junto ao chão e as saídas de ar junto ao telhado para deixar o ar mais fresco entrar, ou pelo menos, deixar que o ar circule ajudado pelo efeito de chaminé.
 
Durante a noite a circulação de ar ajuda a arrefecer as paredes da habitação e a libertar qualquer humidade que se tenha acumulado. Este efeito de arrefecimento é na realidade a libertação de calor acumulado nas paredes durante o dia. E assim a circulação de ar dentro da habitação vai libertar calor e humidade em excesso.

Durante o dia queremos manter nas paredes a frescura acumulada durante a noite. Para isso fechamos as entradas de ar para que o ar quente de fora não entre.

Durante o dia as paredes podem apanhar sol directamente e aquecem muito. Isso não ajuda a manter a habitação confortável. Por isso é importante que as paredes estejam à sombra. Beirais largos ou a sombra de árvores são as melhores soluções.
 
No tempo frio
  
Durante o tempo frio queremos fazer o oposto ao que fazemos no tempo quente. Queremos que o calor do dia entre e que à noite o ar frio não entre.

Quando está frio queremos que o ar mais quente do dia entre na habitação e faça circular o ar para aquecer as paredes e para libertar humidade. Abrimos então as entradas e saídas de ar durante o dia enquanto o ar exterior estiver quente. E fechamos as entradas de ar à noite para manter por mais tempo possível o calor que se foi acumulando durante o dia nas paredes.

Uma habitação isolada e ventilada mantém o calor quando é mais preciso. É certo que estamos sujeitos ao clima exterior, mas podemos tirar muito bom partido do que a natureza nos dá. 

Estes bons hábitos são simples e podem melhorar muito o conforto de uma habitação com isolamento e que nos permita controlar a ventilação.

Sem comentários:

Enviar um comentário