domingo, 6 de maio de 2012

30a - Fogão "rocket"

O fogão tipo rocket é um fogão que não usa tanta lenha como uma fogueira ou um fogareiro.
 
Este baixo uso de lenha é importante porque causa muito menos danos às nossas florestas que já têm sido muito dizimadas. Além disso, reduz o tempo gasto à procura de lenha, simplicando assim as tarefas caseiras de apanha de lenha, e permitindo que durante esse tempo as meninas possam ir à escola. Sabemos que a tarefa de apanha de lenha cabe sempre às mulheres de todas as idades e às meninas na idade escolar.
 
É um fogão fácil de construir com materiais simples, como umas latas de café ou de tinta, um velho regador que já não pode ser consertado, ou até mesmo uns tijolos.
 
 
O princípio de construção é o seguinte:
 
  1. Uma lata por fora que serve para proteger as partes interiores do fogão e para manter o calor o que é muito importante neste tipo de fogão. 
  2. Uma lata por dentro onde se formam as chamas e onde se concentra o calor gerado pela lenha a arder. O fundo desta lata é perfurado para que as cinzas possam cair sem bloquear a passagem de ar.
  3. Uma lata e acesso e para entrada da lenha. Nesta lata coloca-se uma pequena prateleira de metal para que a lenha seja colocada em cima, e por baixo possa passar o ar que alimenta as chamas.
O espaço entre a lata de fora e a de dentro é cheio de areia ou matope para melhor concentrar o calor das chamas.
 
 
Vemos pela imagem que não é difícil fazer um fogão rocket e não sai caro. Não são precisas ferramentas complicadas.
 
E se alguém roubar... sabemos como fazer outro com latas que muitas vezes até encontramos no lixo.
 
Vejam neste blogue uma publicação sobre um projeto na Namaacha, Moçambique.  Muito bom!

2 comentários:

  1. Olá Senhor Administrador! Como vai? Bem, eu sou do blog www.littleshiretea.blogspot.com.br, e estou contruindo uma estufa de plantas para mim, e tudo lá é reutilizado,como, o espaço é um canil velho, as estantes e moveis são todos encontrados no lixo, ou doações. E pretendo fazer um fogão rocket, para colocar lá, tenho 3 dúvidas: * Posso fazer a cavidade interior com um cano de calha, aqueles que conduzem a água da calha até o chão, ? * Posso fazer a parte externa com uma lata de tinta? * E esse fogão precisa de chaminé? E ele esquenta o ambiente em volta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maycon,
      desculpe o atrazo na minha resposta.
      Este tipo de fogão, em princípio, não aquece o ambiente envolvente. O seu modo de funcionamento é baseado na concentração de calor na câmara de combustão.
      Eu diria que precisa de uma salamandra, embora artesanal, para o efeito que pretende.
      Pode fazer a cavidade interior com cano de calha mas não de alumínio. O calor concentrado é demasiado para o alumínio.
      Parte externa com uma lata de tinta, mas deve raspar e limpar todos os resíduos de tinta. A tinta quando aquecida pode gerar gases tóxicos.
      Mas antes de adaptar este tipo de fogão para a finalidade que pretende, tente encontrar outras versões que são mais adequadas ao aquecimento do ambiente.
      Cumprimentos,
      'nando

      Eliminar